Realizador:


яởьґинΦ¹º = Lencastre

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Técnicas de Soldadura de Componentes Electrónicos em Fontes AT e ATX

Técnicas de Soldadura de Componentes Electrónicos em Fontes AT e ATX 

Efectuar uma solda parece fácil, mas uma boa soldadura requer alguma experiência e cuidado.
O ferro de soldar é muito importante uma vez que deve estar adaptado ao tipo de componente ou superfície que vai ser soldada. Uma superfície grande requer um ferro mais potente e solda mais grossa; um pequeno ponto de solda requer um ferro de pouca potência e solda mais fina.
Por exemplo, o ferro que se usa para soldar uma blindagem de uma bobina não pode ser o mesmo que se usa para soldar uma ficha de auscultadores. Um ferro de pouca potência não conseguirá derreter a solda da blindagem, o de grande potência derreterá a ficha!
Para uso em fontes de alimentação para PC o melhor é o ferro tipo pistola. Este ferro é de aquecimento quase instantâneo e só aquece enquanto estiver premido o seu botão de corrente, daí que seja relativamente fácil controlar o calor a aplicar num determinado componente.
A solda deve ser fina e de boa qualidade com uma boa percentagem de estanho e de antioxidante. Este antioxidante serve para remover a sujidade ou oxidação dos pontos de solda. Quando esta proporção não é suficiente pode usar-se resina para esse efeito.








Sem comentários:

Enviar um comentário