Realizador:


яởьґинΦ¹º = Lencastre

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COMO SOLDAR

Certifique-se que as superfícies a unir pela solda estão limpas. Os componentes antigos acumulam uma fina camada de óxido que dificulta a soldadura. Pode raspar a superfície a estanhar com um canivete, lâmina ou faca. O fio de uma tesoura também serve.
Estanhe primeiro cada parte a unir. Depois do ferro suficientemente quente encoste a ponteira no fio de solda até que esta se derreta e fique na ponta do ferro. Em seguida passe a ponteira pela primeira superfície a unir de forma a que esta fique uniformemente estanhada. Repita o mesmo para a segunda superfície. Se tiver dificuldade em fazer com que a solda adira, molhe a ponta do ferro num pouco de resina.
Uma outra alternativa é encostar o fio de solda à área a estanhar e, ao mesmo tempo, o ferro de forma a que a solda derreta directamente no ponto a estanhar.
Una as duas peças e encoste o ferro para que a solda já existente derreta unindo os dois pontos. Se for necessário adicione um pouco de solda como explicado no ponto 2. Aguarde que arrefeça durante uns dois ou três segundos. Não mexa a ligação durante esse tempo. A solda deve ficar com um aspecto liso, brilhante e sem rugosidade. Uma bolinha de solda quer, quase sempre, dizer que a soldadura não está correcta sendo oca por dentro. Com o tempo essa solda vai produzir um mau contacto, em regra chamado de "solda fria".
Lembre-se que muita solda não significa que está bem soldado. Tenha cuidado para que não caia nenhum pingo de solda noutra parte do circuito, na mesa de trabalho ou na roupa. Cuidado com as queimaduras, em regra são bastante dolorosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário