Realizador:


яởьґинΦ¹º = Lencastre

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como soldar a estanho

Como soldar a estanho

Vou explicar uma maneira fácil e altamente eficaz de soldar componentes com estanho. Vou também dar algumas dicas para ultrapassar o problema da solda agarrada ao ferro, ou "solda queimada".
Este tutorial destina-se apenas a quem nunca fez soldaduras. Se te sentes à vontade, por favor não critiques, lembra-te que estamos sempre a aprender uns com os outros.
Para explicar, vou usar como exemplo a soldadura de uma placa perfurada.
Reparem que de um lado da placa há anéis de cobre em volta dos buracos. Esta é a parte de baixo da placa e os anéis são chamados de "pads" ou "donuts".
De uma maneira geral, os componentes são introduzidos no topo da placa e soldados nos "pads", na parte de baixo.
Neste exemplo, vou utilizar um LED e uma resistência.
1. Inserir o LED
2. Aquecer as superfícies
Como podem ver na imagem, encostamos o ferro de soldar simultaneamente à "perna" do LED e ao pad.
Espere uns segundos e seguidamente, encoste o fio de solda no lado oposto da perna do LED.
O que se verifica? A solda irá agarrar-se em torno da perna e preencher todo o anel. Porquê? Porque as superfícies estão quentes o suficiente para a solda (líquida) as percorrer.Para arrefecer a solda mais rapidamente, podem, e devem soprar.
Nota: Nunca, em qualquer circunstância, deve adicionar-se solda directamente ao ferro.
Deve ficar com o seguinte aspecto:
Como podem ver, na perna de cima, há ainda uma falta de solda na parte inferior. O que deve ser feito? Adicionar um pouco mais de solda, utilizando o mesmo método.
Como podem verificar, a perna de cima do LED está dobrada para o lado. Vamos usá-la como um caminho, para conduzir a energia eléctrica. Para o efeito, poderíamos também usar um jumper ou um pouco de fio. São os métodos mais usados quando trabalhamos com placas perfuradas.
A soldadura deve ser o mais eficiente possível, isto é, solda a mais na placa perfurada pode tornar-se um desastre. Podem cruzar-se linhas, o que pode originar curto-circuito. Estes são geralmente difíceis de identificar e corrigir.
Por outro lado, se usarmos solda a menos, as ligações não são suficientemente robustas. Para além disso, é mais fácil adicionar solda do que retirar.Deve tentar-se também não aquecer demasiado a solda. Uma boa soldadura é limpa e brilhante, não é castanha e baça.
Finalmente, usem, tanto quanto possível, alicates para não sofrerem queimaduras. O ferro de soldar está normalmente à volta dos 350ºC.
Continuando, vou adicionar uma resistência de 220Ω.
Cortem as pernas para que as pontas fiquem o mais próximo possível. Soldem-nas.Agora só falta adicionar os fios para o Positivo e Negativo.Depois de terminarem, podem ceder 5v ao circuito e o LED irá acender.
E terminámos!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COMO SOLDAR

Certifique-se que as superfícies a unir pela solda estão limpas. Os componentes antigos acumulam uma fina camada de óxido que dificulta a soldadura. Pode raspar a superfície a estanhar com um canivete, lâmina ou faca. O fio de uma tesoura também serve.
Estanhe primeiro cada parte a unir. Depois do ferro suficientemente quente encoste a ponteira no fio de solda até que esta se derreta e fique na ponta do ferro. Em seguida passe a ponteira pela primeira superfície a unir de forma a que esta fique uniformemente estanhada. Repita o mesmo para a segunda superfície. Se tiver dificuldade em fazer com que a solda adira, molhe a ponta do ferro num pouco de resina.
Uma outra alternativa é encostar o fio de solda à área a estanhar e, ao mesmo tempo, o ferro de forma a que a solda derreta directamente no ponto a estanhar.
Una as duas peças e encoste o ferro para que a solda já existente derreta unindo os dois pontos. Se for necessário adicione um pouco de solda como explicado no ponto 2. Aguarde que arrefeça durante uns dois ou três segundos. Não mexa a ligação durante esse tempo. A solda deve ficar com um aspecto liso, brilhante e sem rugosidade. Uma bolinha de solda quer, quase sempre, dizer que a soldadura não está correcta sendo oca por dentro. Com o tempo essa solda vai produzir um mau contacto, em regra chamado de "solda fria".
Lembre-se que muita solda não significa que está bem soldado. Tenha cuidado para que não caia nenhum pingo de solda noutra parte do circuito, na mesa de trabalho ou na roupa. Cuidado com as queimaduras, em regra são bastante dolorosas.

Técnicas de Soldadura de Componentes Electrónicos em Fontes AT e ATX

Técnicas de Soldadura de Componentes Electrónicos em Fontes AT e ATX 

Efectuar uma solda parece fácil, mas uma boa soldadura requer alguma experiência e cuidado.
O ferro de soldar é muito importante uma vez que deve estar adaptado ao tipo de componente ou superfície que vai ser soldada. Uma superfície grande requer um ferro mais potente e solda mais grossa; um pequeno ponto de solda requer um ferro de pouca potência e solda mais fina.
Por exemplo, o ferro que se usa para soldar uma blindagem de uma bobina não pode ser o mesmo que se usa para soldar uma ficha de auscultadores. Um ferro de pouca potência não conseguirá derreter a solda da blindagem, o de grande potência derreterá a ficha!
Para uso em fontes de alimentação para PC o melhor é o ferro tipo pistola. Este ferro é de aquecimento quase instantâneo e só aquece enquanto estiver premido o seu botão de corrente, daí que seja relativamente fácil controlar o calor a aplicar num determinado componente.
A solda deve ser fina e de boa qualidade com uma boa percentagem de estanho e de antioxidante. Este antioxidante serve para remover a sujidade ou oxidação dos pontos de solda. Quando esta proporção não é suficiente pode usar-se resina para esse efeito.