Realizador:


яởьґинΦ¹º = Lencastre

terça-feira, 1 de março de 2011

O que é uma ficha

O que é uma ficha

Acho que o posso afirmar sem medo de errar: já nos aconteceu a todos tentar ligar um qualquer cabo USB e vermos que afinal estávamos a tentar colocar a ficha ao contrário. Isto porque se a porta USB é simétrica do lado de fora, ela por dentro não o é e tem de ser colocada no sentido correcto.
Já houve algumas tentativas e ideias para resolver este problema mas nenhuma tão promissora como este conceito elaborado por Ma Xi Xuan. A ficha Double USB vem com uma pequena engenhoca no seu interior, com duas placas de plástico (onde se encontram os conectores USB) que deslizam consoante a orientação em que estamos a tentar inserir a ficha fazendo com que seja sempre possível, num sentido ou noutro, atingirmos o nosso objectivo!
Infelizmente, para já o Double USB é apenas um conceito e não há qualquer tipo de indicação sobre uma possível adopção por parte dos fabricantes. Há que fazer figas para que esta ideia seja concretizada!

Cabos/fichas. O que é um cabo

Cabos/fichas

O que é um cabo

Cabos ópticos são equipamentos que transmitem dados através de luz. Eles podem ser feitos com emaranhados de fibras de vidro ou plástico, o que lhes confere algumas vantagens e desvantagens em relação ao cabo coaxial (muito utilizado em antenas e serviços de TV a cabo).
A construção dele é feita a partir das fibras ópticas, que são revestidas primeiramente por uma camada de resina, coberta por outra de plástico. A ideia é proteger as fibras e a condução da luz, sem deixá-la escapar ou se misturar, o que garante a boa qualidade da transmissão de dados.
Para utilizar um cabo ótico é necessário fazer uso das conexões apropriadas para o sistema. Os equipamentos de saída e entrada devem ter essa possibilidade. No modelo não é permitido utilizar outras pontas para a conexão, já que a forma de transmissão é outros

Placas de circuitos. O que é placas de circuitos

Placas de circuitos

O que é placas de circuitos

Circuitos integrados. O que é circuitos integrados

Circuitos integrados

O que é circuitos integrados

Em electrónica, um circuito integrado (também conhecido como CI, microcomputador, micro-chip, chip de silício, chip ou chipe) é um circuito electrónico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfície de um substrato fino de material semicondutor.
Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos electrónicos usados hoje e revolucionaram o mundo da electrónica.
Um circuito integrado híbrido é um circuito electrónico miniaturizado constituído de dispositivos semicondutores individuais, bem como componentes passivos, ligados a um substrato ou placa de circuito.
Circuitos integrados foram possíveis por descobertas experimentais que mostraram que os dispositivos semicondutores poderiam desempenhar as funções de tubos de vácuo, e desde meados do século XX, pelos avanços da tecnologia na fabricação de dispositivos semicondutores. A integração de um grande número de pequenos transístores em um chip pequeno foi uma enorme melhoria sobre o manual de montagem de circuitos com componentes electrónicos discretos. A capacidade do circuito integrado de produção em massa, a contabilidade e a construção de bloco de abordagem para projecto de circuito assegurou a rápida adaptação de circuitos integrados padronizados no lugar de desenhos utilizando transístores pequenos.